Descubra aqui a importância da colheita manual das uvas e passe a escolher melhor os seus vinhos!
Produzir vinho não é uma tarefa rápida e fácil. As uvas precisam ser analisadas a todo instante e são inúmeras as etapas de minucioso trabalho desde a plantação até o vinho que chegará à sua mesa.
Todo esse longo processo de avaliação e cuidado meticuloso das uvas faz toda a diferença no vinho produzido; qualquer variação ou erro pode trazer inúmeros prejuízos. Por exemplo, até mesmo o método usado para a colheita das uvas pode interferir no resultado.
A colheita da uva pode ser feita de modo manual ou mecânico. Na colheita mecânica, o uso de máquinas a torna mais rápida e econômica. Por isso, é utilizada em produções de larga escala.
Usada desde a antiguidade, a colheita manual da uva é o método mais indicado para ter vinhos com mais aroma, sabor e qualidade. Naturalmente é mais lento, requer mais mão de obra e atenção, mas permite que as uvas sejam cuidadosamente selecionadas e se mantenham íntegras até a vinificação. Por sua alta precisão, garantindo que apenas as melhores uvas sejam selecionadas, é a escolha ideal para a produção dos melhores vinhos.
O processo lento da colheita manual pode até desagradar os donos de grandes vinícolas, mas essa demora toda tem um motivo muito especial: uma colheita de uvas com excepcional qualidade.
A superioridade dos vinhos produzidos com colheita manual é tanta que, por exemplo, é estritamente proibido o uso de colheita mecânica da uva na região francesa produtora do famoso vinho Châteauneuf-du-Pape.
Todos os vinhos Botticelli usam apenas uvas colhidas manualmente. Além disso, o cuidado com esses vinhos é tão grande que, após a colheita, as uvas são colocadas rapidamente em túneis frios de temperatura controlada. Esse contato das uvas recém-colhidas com ambientes de baixa temperatura garante que a vinificação aconteça na temperatura ideal para cada variedade de uva. Com isso, se consegue reter melhor aromas e sabores das uvas nos vinhos. Por exemplo, as uvas Chenin Blanc são preservadas a exatos 8°C e as uvas Cabernet Sauvignon a 15°C.
Outro processo importante usado na produção dos vinhos Botticelli para garantir vinhos finos jovens de qualidade é o desengace suave. Esse método de retirar as uvas dos cachos garante que não se liberem taninos das sementes e engaço, que são mais adstringentes e amargos. Como resultado, não se agrega ao vinho nenhum tanino indesejável, apenas os da própria uva.
Prove agora mesmo vinho Chenin Blanc Botticelli e descubra na prática como o resultado desse processo cuidadoso da colheita manual faz toda diferença no sabor e aroma do seu vinho!
[1] Vendimia manual vs vendimia mecánica. Em: https://utielrequena.org/vendimia-manual-vs-vendimia-mecanica/
[2] Maturação e Colheita. Em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvasViniferasRegioesClimaTemperado/colheita.htm